!-- SCM Music Player http://scmplayer.net -->

domingo, 28 de outubro de 2012

Compositores - Nando Reis

José Fernando Gomes dos Reis - Nando Reis.

Um poeta subversivo que compõe as músicas com alma,compôs uma boa parte das suas músicas com os Titãs,incluindo o sucesso "Marvin" do primeiro disco,que se tornou conhecida depois em 1988.Aprendiz e discípulo do ex - companheiro de banda ,o também cantor Arnaldo Antunes.

Quando compunha sozinho,na banda e pra banda,somente ele entoa as letras que escreve,no caso de "Querem Meu Sangue",a versão para "The Harder They Come" de Jimmy Cliff e depois em 1985,chega ele com outra composição individual "O Homem Cinza" do disco "Televisão".Em 1986,quando veio o sucesso estratégico dos Titãs,o Nando compôs "Igreja",mas essa mesma canção causou estranhamento entre ele e Arnaldo,por Arnaldo acreditar em Deus e Nando ser ateu.O Nando tinha uma facilidade pra compor e isso era de praxe e de fato exclusivo dele.

Em 1993,quem quase sai da banda é o próprio Nando,depois da saída do Arnaldo.Motivo:Sua música "Meu Aniversário" não entrou para o outro álbum escatológico "Titanomaquia" por ser amena e doce demais para o universo estratégico do disco,pois a lógica da banda era fazer um som mais sujo,pra rebater a crítica e mandar essa raça tomar no cu.

Em 1995,o Nando grava seu primeiro disco "12 de Janeiro",isto é,escolheu a data do seu nascimento pra dar corpo ao disco e a tal música incorpora o CD.

A partir de 1989 pra 1990,o Nando e o Arnaldo,passaram a compor para outras cantoras em evidência daquela época e em 1989,eis que surge Marisa Monte pra completar a safra da MPB.Essa dupla passa a escrever suas canções fora do contexto do universo que a banda explorava:Compor músicas para o estilo MPB.

Em 1995,depois de umas férias recicláveis para descansar,os Titãs voltam a tocar juntos e lançam o disco "Domingo",no qual a história se repete e ele só entoa "O Caroço da Cabeça",feita com o Marcelo e com o Herbert Vianna,que participa do projeto tocando guitarra na faixa,enquanto Barone participa tocando bateria em "Eu Não Vou Dizer Nada",tb de Nando com Miklos,Britto,Charles,Bellotto e Marcelo.

1997 - 15 anos de banda e Nando e seus companheiros,ou melhor,ex - companheiros lançam o álbum que seria mais um marco na carreira:O Acústico MTV Titãs.Para sua felicidade,"Cegos do Castelo" entrou para o projeto como sendo das inéditas do show e do disco.

A carreira do Nando,só deslancha qdo ele resolveu assumir a carreira solo em 2002,quando recebe o baque da morte do Marcelo e da Cássia Eller.Disse não estar preparado pra continuar na banda e os outros prosseguiram sem ele e gravaram o "Como Estão Vocês ?" e esqueceram Nando Reis.

Depois de um longo tempo Titãs + Nando Reis + Arnaldo  + Charles se reencontram para o show comemorativo de 30 anos da banda no Espaço das Américas em SP,dia 6 de Outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário