!-- SCM Music Player http://scmplayer.net -->

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Analisando "Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas (1987)

Vamos analisar as 12 canções do 4º disco dos Titãs - "Jesus Não Tem Dentes No País Dos banguelas"


Vou dar minha opinião parcial a cada faixaa do disco...Obviamente,o disco não começa com a faixa - título....E não temos lado a,e sim lado t e lado b - sendo lado j.




  1. Todo Mundo Quer Amor (Arnaldo Antunes) - É a faixa que abre o disco.Realmente todos querem amor,não importa quem,ou o quê.A primeira faixa do LP,é da autoria do Arnaldo Antunes,que já abre o berreiro gritando "Quem tem pinto,saco,boca,bunda,cú buceta,quer amor"!
  2. Comida (Arnaldo Antunes - Marcelo Fromer - Sérgio Britto) - Falar abertamente de problemas sociais,é com os Titãs e esse trio da pesada,resolve cantar a realidade do país que estava na miséria total no comando de José Sarney como pressidente do nosso país.Afinal,a gente não quer só comida,a gnt quer comida,diversão e arte e saída para qualquer parte.Quem entoa a canção é o próprio autor Arnaldo Antunes,com o coro lá atrás de Branco Mello,Paulo Miklos e Sérgio Britto,enquanto Nando faz os solos de baixo e Tony,nos solos de guitarra e Charles pondo para foder tocando bateria.
  3. O Inimigo (Branco Mello - Marcelo Fromer - Tony Bellotto) - A mais fraca do disco,tipo uma espécie de vinheta para uma próxima canção.Ela fala do inimigo (seja político,polícia,seja lá o que for).
  4. Corações e Mentes (Sérgio Britto - Marcelo Fromer) - Dessa dupla se espera tudo,e essa canção é das mais pesadas desse disco,além das outras 7 últimas.
  5. Diversão (Sérgio Britto - Nando Reis) - Engraçado que nem sempre os autores podem ter a disponibilidade de cantar as canções que compõe e nessa,nem Britto,nem o Nando cantam.Quem entoa é o Paulo Miklos,e ele é o intérprete oficial e legal da canção.No projeto com Paralamas,o cantor da canção foi o Herbert.Ele an minha opinião estragou a música.
  6. Infelizmente (Sérgio Britto) - A mais fraca do disco.Mas a letra é a realidade do que se vê hoje...
  7. Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas (Marcelo Fromer e Nando Reis) - A faixa título.Não sei o que o Nando queria dizer com essa frase,mas diz,o Nando que é um provérbio,sei la...A letra só fica na frase...é um tipo de instrumental.Dessa faixa em diante,é o lado mais pesado do disco...
  8. Mentiras (Sérgio Britto - Marcelo Fromer - Tony Bellotto) - O mesmo que aconteceu em "Diversão".Quem entoa a faixa é o Paulo Miklos.A letra fala em si o que essas igrejinhas de merda fazem,além de lavagem de dinheiro,lavando a mente das pessoas mais necessitadas,cobrando dessas pessoas o dízimo e a cura,mas em nada eles fazem em nome da fé em Jesus.
  9. Desordem (Charles Gavin - Sérgio Britto - Marcelo Fromer) - Outra contribuição do Charlito em composição,mas desta vez ao lado de Sérgio Britto e Marcelo Fromer.Os três estavam em busca de coisas pra descrever a desordem que está o nosso país naquela época e nos dias de hoje.Hoje em dia você vê briga de torcidas,da pior espécie...Detentos fugindo da cadeia...e assim vai,políticos prometendo e nada fazem pra melhorar a vergonha do país.
  10. Lugar Nenhum (Arnaldo Antunes - Charles Gavin - Marcelo Fromer - Tony Bellotto - Sérgio Britto) - A letra de "Lugar Nenhum" é uma tirada de sarro para muitas coisas.O Arnaldo sai gritando:Não sou brasileiro,não sou estrangeiro....e realmente ele alega,"sou de nenhum lugar,sou de lugar nenhum...".
  11. Armas Pra Lutar (Arnaldo Antunes - Branco Mello - Marcelo Fromer - Tony Bellotto) - Outra letra de Branco Mello e Arnaldo Antunes,bem mais espansiva,pesada em termo de letra.Ninguém vive sem armas pra lutar...
  12. Nome Aos Bois (Nando Reis - Marcelo Fromer - Tony Bellotto - Arnaldo Antunes) - Nessa,Nando ataca de novo os maiores filhos da puta que já existiram na face da terra,inclusive  aquele do "um instante maestro",Flávio Cavalcanti e o ditador alemão Adolf Hitler...ele berra Aadolf Hitleeeeeeeeeeeeeer!
  13. Violência (Charles Gavin - Sérgio Britto) - Outra que caiu na voz do Paulo Miklos que abriu mão de assinar alguma canção desse trabalho.Essa canção não está incluída no formato em vinil,mas em bônus track do CD.A letra fala da violência em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário