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quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tony Bellottto,o compositor,cronista e repórter da vida cotidiana...

Antônio Carlos Liberalli Bellotto,o Tony Bellotto.Esse cara se meteu a compor,desde a época do Trio Mamão e as Mamonetes,que esqueci de falar,na postagem anterior em relação a composição em dupla com Marcelo Fromer,com quem formou o trio,junto com Branco Mello.Desde aquela época,o Tony arriscou várias composições e entre eles está o "Keds Azul",música da época do mesmo conjunto,pré - Titãs.Já nos Titãs,o Tony virou um repórter alternativo,em relação a composição.Em 1984,mesmo compondo em parceria,arriscou compondo sozinho e escreveu uma música bem maluca para o primeiro disco,se não me falhe a memória "Mulher Robot" e daí em diante não parou mais.No disco "Televisão",ele arriscou pela primeira vez compondo com o Nando Reis - Pra ser mais claro "Pra Dizer Adeus",daquela vez,não foi que ela fez sucesso.No escatólogico "Cabeça Dinossauro",o Tony compõs duas - "Polícia" (sozinho) e "Família" (com Arnaldo Antunes) e no "Jesus",ele compôs em trinca com Britto e Marcelo "Mentiras", "O Inimigo (Com Branco e Marcelo),ou em cinco em "Lugar Nenhum" (com Britto,Marcelo,Arnaldo e Charles).e em quarteto com Nando,Arnaldo e Fromer em "Nome Aos Bois". No homônimo "Õ Blesq Blom", Tony dividiu o papel de composição no mesmo formato,ou em trio,ou em quarteto,ou dupla,tanto faz.Desse disco,seus sucessos como compositor,são nada mais,nada menos que "Medo" (Com Arnaldo),"O Pulso" (Com Arnaldo e Marcelo) e "Flores" (Com Britto,Charles e Paulo).No sétimo e oitavo discos,o Tony e a turma compunham coletivamente.No Titanomaquia,o Tony dividiu as composições com Nando e Arnaldo em "Hereditário" e com Paulo e Arnaldo em "Taxidermia".

Na volta das férias,já no disco "Domingo",o Tony dividiu as composições nos mesmos formatos em quartetos,duplas,trincas e etc.Nessa época,o Tony escreve seu primeiro "Bellini e a Esfinge".

No Acústico,ele só teve a participação efetiva nos novos arranjos e não saiu com música alguma para o projeto,que enquanto rolava,Tony Bellotto,escreve seu segundo livro "Bellini e o Demônio".

No outro disco,que seria uma continuação do então acústico,"Volume Dois",Tony Belloto assinou sozinho "Caras Como Eu", e em conjunto assinou "Era Uma Vez" (com Arnaldo,Marcelo,Branco e Britto).

2001 - O ano para os Titãs começou triste após a morte do outro membro da banda,o co - fundador Marcelo Frommer, que colaborou em algumas faixas como melodista.Nesse meio tempo,a banda grava seu primeiro trabalho sem ele e por sinal também,o último trabalho com Nando Reis,que deixou a banda no ano seguinte,devido a morte do Marcelo e da amiga,grande amiga Cássia Eller."A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana",fora lançado em 2001 e Tony Bellotto assinou como compositor,sozinho "Isso",interpretada pelo Paulo Miklos e claro,escolhida pra trilha da novela global "O Beijo do Vampiro".Como Marcelo tinha acabado de falecer,pra compor a outra guitarra base,a banda convidou Emmerson Villanni pra cobrí - lo da tarefa até o Nando sair e Lee Marcucci,baixista da extinta banda Tutti Frutti,que acompanhara Rita Lee há 30 atrás.

2003 - Sai o Nando e a formação da banda,já está em quinteto.Uma mágoa tomou conta entre Nando e a banda.Dessedisco,o Tony assinou sozinho o reggae "Pra Você Ficar",também interpretada pelo Paulo Miklos, e com o mesmo,compôs uma homenagem ao amigo que se foi em "As Aventuras do Guitarrista Gourmet Atrás da Refeição ideal" (Me refiro ao Marcelo).Tony assina como compositor faixas como "Você é Minha" (com os outros 4), "Gina Superstar" (com Branco Mello), "Eu Não Sou Um Bom Lugar" (idem), "Esperando Para Atravessar a Rua" (com Arnaldo e Branco) e "A Guerra é Aqui" (com Paulo,Branco e Charles).

2004 - Tony Bellotto,tira mais umas férias e escreve o próximo livro.Sai "Bellini e os Espíritos" em 2005.Nesse meio tempo,a banda produtiva volta a atacar e grava seu disco ao vivo pela mesma MTV,mas desta vez,um registro pesado,com as guitarras rugindo nos nossos ouvidos.Paulo Miklos,assume o instrumento,mas reveza com Emmerson Vilanni nessa época.Para esse trabalho,o Tony só assina duas faixas "Vossa Excelência" (com Paulo e Charles) e "O inferno são os outros" (com Branco e Charles).

Na época dessa gravação,os Titãs gravaram o DVD para o mesmo projeto incluindo as faixas dos discos anteriores e eis que nesse meio tempo,nos extras,temos a entrevista da banda ao todo sobre o projeto,o local aonde foi gravado (Florianópolis,SC,Fortaleza de São José da Ponta Grossa).

Na sessão multitarefas,o Tony declarou que quando aparece aquela frustração pessoal,se uma música dele,caso não entrasse,ele correria para o seu inseparável laptop e escreveria o seu livro...e ninguém poderia dar palpite...

Assim é Tony Bellotto,cronista,repórter da vida cotidiana,compositor,escritor,pessoa de bem...

Esqueci de falar sobre o processo de composição do Tony,no disco "Sacos Plásticos"...

Nesse disco,o último com o Charles,o Tony assina sozinho a faixa "Quanto Tempo",com os três vocalistas dividindo os vocais e em dupla,Tony assina "Amor Por Dinheiro" e "A Estrada" (com Sérgio Britto), em trio assina a faixa "Deixa Eu Entrar" com (Britto e Andreas Kisser,do Sepultura).

Pra falar verdade,quando Tony compõe sozinho,ele escolhe seu ínterprete de fato,imediato.Quando compôs "Mulher Robot",escolheu Miklos,pra cantar a música toda.E ao compor "Polícia",o repórter escolheu Sérgio Britto,pra entoar a letra e esteticamente,em tudo que é show dos Titãs,"Polícia",nunca ficou de fora,de show algum.É de praxe...Ao compor a faixa "Caras Como Eu", Branco Mello canta com emoção e depois em "Isso" e "Pra Você Ficar",Paulo Miklos passa a sua emoção pra letra de Tony Bellotto.Nesse último projeto,de estúdio,com Charles,o Tony escolheu os três intérpretes para a canção "Quanto Tempo".

P.S - Lembrei:Na época do Acústico,o hit "Pra Dizer Adeus" (Tony e Nando Reis) caiu na mão do Paulo Miklos e foi aí que a música despontou... No começo,quando ela fora composta para o "Televisão",a versão ali posta,em reggae,não caiu bem,na voz do Nando e mais tarde,no Acústico,a banda tava ensaiando o repertório e claro,o carro chefe seria "Pra Dizer Adeus" e logo na voz de Paulo Miklos. Se Nando Reis não conseguiu passar a emoção pra canção dele,tinha que ser Paulo Miklos a fazer com que a música rodasse o Brasil todo com sua voz potente.

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